A Prefeitura de Mongaguá promove, no dia 28 de agosto, um mutirão rural com serviços de saúde e regularização ambiental na Regional Rural da Água Branca. A ação será realizada das 10h às 16h, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, por meio da CATI – Regional de Santos.
>>mais notícias: Mongaguá
Cadastro Ambiental Rural (CAR)
Um dos destaques será o Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. O CAR integra informações ambientais das propriedades e compõe uma base de dados usada para planejamento, monitoramento e combate ao desmatamento. Por isso, produtores da região poderão realizar inscrições ou retificações durante o mutirão.
Os interessados devem apresentar documentos pessoais (RG, CPF ou CNPJ), além de escritura ou certidão do imóvel, CCIR e comprovante de posse. Além disso, podem ser exigidas procurações ou notificações recebidas de órgãos públicos.
Serviços de saúde gratuitos
Na área da saúde, a Prefeitura integrará o calendário fixo de atendimentos mensais na zona rural ao mutirão. Dessa forma, todos os moradores terão acesso gratuito a:
- Consultas médicas e de enfermagem;
- Aferição de pressão arterial e glicemia;
- Vacinação para diferentes faixas etárias;
- Avaliação odontológica, com encaminhamento para a UBS Primavera quando necessário.
Objetivo da ação
De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Alexandre Barril, a união de esforços é essencial: “Queremos atender de forma completa a comunidade rural, tanto na parte ambiental quanto na área da saúde. Essa integração facilita a vida do produtor e fortalece nossas políticas públicas”.
📌 O mutirão rural em Mongaguá descentraliza os serviços públicos e leva atendimento direto às comunidades mais afastadas, promovendo inclusão, qualidade de vida e apoio ao produtor rural.
_______
*Com informações: PMM