O Parque Valongo (Centro Histórico) se transformará em um território ítalo-brasileiro, sábado (16) e domingo (17), quando será palco da 2ª Festa Italiana de Santos. O evento, que celebra a presença marcante dos imigrantes italianos na Cidade, contará com diversas atrações e imersões na cultura da ‘Bota’.

    Com entrada gratuita, o festival será realizado das 12h às 20h e contará com estandes gastronômicos com comida típica italiana, apresentações musicais, missa solene, atrações infantis e até banda itinerante.

    O acesso ao Parque Valongo poderá ser feito através da nova passarela Porto-Cidade Engenheiro José Colla, que faz a conexão entre a Rua XV de Novembro, 155 e o Armazém 4. E também através do acesso de pedestres à travessia de barcas entre Santos e Guarujá, localizado próximo à Praça da República.

    A Prefeitura de Santos também disponibilizará uma linha de ônibus especial e gratuita com descida na Praça Mauá. Os embarques serão realizados no Gonzaga, próximo ao Hotel Atlântico (lado Ana Costa), das 12h às 17h, e na Zona Noroeste, em frente ao Centro Educacional (Av. Afonso Schmidt s/nº) – Sambódromo, das 12h às 17h. Os ônibus de retorno saem da Praça Mauá, das 14h às 20h.

    Um dos grandes destaques será, com toda a certeza, a culinária. Uma das mais populares do mundo, a gastronomia da Itália será representada com pratos típicos preparados por restaurantes e instituições locais. Durante o evento, cada estande celebrará uma região do “Il Belpaese” – o país belo -, com cardápios representando estados como Sicília, Toscana, Vêneto, Lazio, Calábria e outros.

    Na área o público poderá ‘mangiar’ delícias feitas pela Società Italiana di Santos (Sicília), Babbo Américo (Puglia), Cantina di Lucca (Toscana), Cantina Liliana (Basilicata), Nonna Casa Italiana (Salerno), Osteria Santos Sabores (Lazio), Porto Gelato (Molise), Rei do Café (Vêneto), Santo Afonso Massas (Lombardia). Sapori della Nonna (Calábria) e Vinhos e Tais (Piemonte e Emilia-Romagna).

    Organizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, em parceria com a Società Italiana di Santos, a festa é viabilizada por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com patrocínio da Sabesp e apoio da Costa Cruzeiros.

    Palco principal

    Sábado (16)

    12h – Missa de abertura com padre Paolo
    12h30 – Cerimônia oficial com autoridades
    13h às 13h30 – Grupo Sinfônico POP Arte Viva, com Maestro Amilson Godoy e Lucas Degasperi
    13h30 às 14h30 – Lucas Degasperi: Il Cuore che Canta
    15h às 16h30 – Via Mari + Nino Fornaro: Itália Antiga & Pop Atual
    17h30 às 19h30 – Leonardo Ribeiro: Il Giro d’Italia

    Domingo (17)

    12h às 13h30 – Sergio de Rosa e Banda
    14h às 15h30 – Ricardo Bombarda e Teclados
    16h às 17h30 – Harmomusical: Vivo per Italia
    18h às 19h30 – Tributo a Eros Ramazzotti com Enzo Schiani

    Atrações paralelas

    Atração itinerante – Banda Guzella: sábado e domingo, das 13h30 às 16h, circulando entre o Bulevar XV de Novembro e o Bulevar Aéreo.

    Área Kids (sábado e domingo)

    12h às 19h – Brinquedos infláveis
    14h às 18h – Escultura de balões com Juka Balões
    14h às 18h – Maquiagem infantil

    Feira de Economia Criativa

    Feito em Santos Valongo: sábado e domingo, das 12h às 20h, com expositores locais de produtos artesanais e autorais

    Conversa Literária com o jornalista e escritor santista Ronaldo Andrade
    Sábado (16): das 12h às 18h
    Domingo (17): das 14h às 19h

     Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS

    Share.

    1 comentário

    Leave A Reply