História de superação e vitórias contra o vício marcaram a palestra promovida pela Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) da Prefeitura de Praia Grande sobre o uso de álcool e drogas para as pessoas em situação de rua atendidas no Centro POP – Centro de Referência Especializado em Situação de Rua. A atividade ocorreu na quinta-feira (14).

    Entre os assuntos foram abordadas as consequências que estas substâncias causam nos usuários. O palestrante da Subjuve, Ronaldo Neviton, relatou a sua história com a dependência química e compartilhou as problemáticas que o uso do álcool e drogas podem provocar na vida das pessoas e os possíveis caminhos que levam alguém ao vício. “A dependência química tem diversas causas, seja por questões familiares, questões financeiras, por abandono, curiosidade ou influência”, esclareceu.

    A coordenadora do Centro POP, Marlene Alves dos Anjos Cerri, explicou o trabalho que é desenvolvido na unidade. O serviço busca realizar o atendimento social para pessoas em situação de rua, resgatando autoestima, referenciando para os serviços de saúde, fortalecendo o vínculo familiar e auxiliando no retorno ao mercado de trabalho. “As pessoas que estão em situação de vulnerabilidade perdem a autoestima. Por isso trazemos estas palestras para mostrar a realidade e que eles são seres humanos amados”, afirmou.

    O dependente químico, “X”, contou que não faz o uso do álcool há três anos. “Entrei no mundo do álcool por conta da depressão. Perdi um apartamento por conta disso e passei pelo período da pandemia no abrigo solidário de Praia Grande. Após isso, fui para a casa de reabilitação que me tirou do alcoolismo. Hoje, eu sou um outro homem”.

    ________
    Fonte: PMPG

    Share.
    Leave A Reply